QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

domingo, 16 de outubro de 2016

CAPELINHA SEDIA 7º SEMINÁRIO DO CAFÉ DA CHAPADA DE MINAS


Por Cida Santana

Produtores e comunidade irão debater questões ligadas à cadeia produtiva do café

Será realizado no próximo dia 20 de outubro, em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, o 7º Seminário do Café da Chapada de Minas. O evento, promovido pelo Sebrae Minas, acontece no Parque de Exposições da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos pontos de atendimento do Sebrae e da Emater. Outras informações podem ser obtidas no ponto de atendimento do Sebrae em Capelinha pelo telefone 33 3516 3636 ou Emater de Capelinha 33 3516 2028.
O Seminário do Café é um ambiente permanente de estudo, análise e discussão de temas voltados para a cadeia do agronegócio de café. Por meio de palestras, wokshops e mesa-redonda, cafeicultores e comunidade vão debater sobre a dinâmica do negócio do café no Brasil e no mundo. Serão abordados aspectos relevantes para a região da Chapada de Minas, atentando para os focos estratégicos da gestão, governança, produtividade, sustentabilidade, acesso a mercados e identidade.
Pela manhã, o renomado meteorologista Ruibran dos Reis irá falar sobre as mudanças climáticas nas regiões norte e nordeste de Minas.Em uma outra palestra serão abordadas as potencialidades, desafios e perspectivas da região da Chapada de Minas.
Na segunda parte do seminário os wokshops discutem sobre a qualidade do café como fator de sustentabilidade da cafeicultura. Outro tema de grande interesse para os produtores será a discussão sobre alternativas de renda para pequenas propriedades cafeeiras. Um case regional será mostrado como sucesso do empreendedorismo rural. Para fechar as atividades uma mesa-redonda irá discutir o cenário da cafeicultura na perspectiva do mercado nacional e internacional, com experiências da BSCA, Coocafe, Minasul, Interbrasil Coffee e Emater.
O Seminário realizado pelo Sebrae conta com a parceria da Emater, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços (Aciac), Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeitura Municipal de Capelinha.
Números
A Chapada de Minas é composta por 22 municípios com uma área produtiva de cerca de 30 mil hectares. De acordo com dados os Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2012, a região produziu 440 mil sacas (60 kg) de café, o que corresponde a 3% do total produzido em Minas.Cerca de 5.800 cafeicultores da Chapada geram cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos na região.

Serviço:

7º Seminário do Café da Chapada de Minas
Data: 20 de outubro
Horário: 07h30 às 16h30
Local: Parque de Exposições de Capelinha
Endereço: Rua Arlindo José de Oliveira S/N – Capelinha-MG

Confira a programação:
 7h30: Credenciamento e Café da Manhã
8h30: Abertura Oficial
9h: Palestra I - Os Impactos das Mudanças Climáticas nas Regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais – Dr. Ruibran dos Reis / Meteorologista PUC Minas/Climatempo
 10h15: Palestra II - Potencialidades, desafios e perspectivas da Região da Chapada de Minas -  Gustavo Viana Celestino - InterBrasil Coffee/ Fazenda Primavera.
12h: Almoço
13h: Palestra III - Nutrição do cafeeiro com organomineral – Eng. Agrônomo Eduardo Lima de Souza/ Fazenda Ponto Alegre.
14h às 15h: Workshops
Sala I – Workshop: A qualidade do café como fator de sustentabilidade da cafeicultura - Willem Guilherme de Araújo/Emater
Sala II – Workshop: Juventude e empreendedorismo rural, Case regional -  Pedro Ferreira dos Santos/ Agricultor Familiar de Capelinha
Sala III – Workshop: Fair Trade, alternativa de renda para pequenas propriedades cafeeiras – Sérgio Brás Regina e Ademilson Noiman Borges /Emater e Apas.

15h ás 15h: café da tarde
15h30 às 16h30: Mesa-redonda: Cenário da cafeicultura na perspectiva do mercado nacional e internacional - BSCA, Coocafe, Minasul, Interbrasil Coffee e Emater.

16h30: Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DO TIM AGRADECE PELA SUA PARTICIPAÇÃO.