QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

terça-feira, 5 de março de 2013

O DISTRITO DE CACHOEIRA DO NORTE ESTÁ EM FESTA

CARTAZ OFICIAL DA FESTA


O Distrito de Cachoeira do Norte, no Município de Chapada do Norte está realizando um dos maiores eventos culturais do Vale do Jequitinhonha. É a tradicional Festa de Santa Cruz, a padroeira do Distrito. 

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DESTE DISTRITO.
A história de Cachoeira do Norte originou-se na década de 30, quando um casal construiu a primeira casa em suas terras, e mais tarde seus filhos também, povoando o pequeno distrito. Era uma terra muito produtiva, tinha muitos cafezeiros, pés de mangueira, laranjeira e vinagreira entre outras espécies de frutas, além da fabricação de rapadura e pinga.
Nota-se em Cachoeira do Norte um traço forte de religiosidade, visto que um dos costumes da localidade são as reuniões de moradores para rezarem o terço e fazerem orações. Foi construído um cruzeiro em homenagem a padroeira da cidade, Santa Cruz, e lá os fiéis sempre se encontram para rezar.
Nas riquezas culturais encontradas em Cachoeira do Norte destaca-se as cantigas de roda, as brincadeiras e danças e há também o artesanato que encanta os que vêem. Como atrativo natural possui vegetação de transição entre o cerrado e a caatinga, formando uma paisagem atraente, pela variedade de árvores e arbustos típicos da região. Visitar Cachoeira do Norte é conhecer o engenho de cana, participar de suas manifestações culturais e religiosas e trocar conhecimentos e experiência com os que lá vivem.
População: 956 habitantes
Sede: Chapada do Norte
Distância de Cachoeira do Norte a Chapada do Norte: 16 km.
Acesso a Chapada do Norte: estrada de terra.
Infra-estrutura: posto de saúde, telefonia fixa, água (Copasa) e energia elétrica.
ATRATIVOS TURÍSTICOS
Culturais: Festas Juninas, Cantiga de Roda, Forró, Bailes, Carnaval, Macumbeiro, Artesanato e Engenho de Moagem de Cana.
Religiosos: Domingada, Festa de Santa Cruz, Festa de Santos Reis e Festa de Santa Luzia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DO TIM AGRADECE PELA SUA PARTICIPAÇÃO.