QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

sexta-feira, 8 de março de 2013

CAV REALIZA PROJETOS COMUNITÁRIOS NO MUNICÍPIO DE CHAPADA DO NORTE




Por Fabiana Eugênio, Joelma Soares
e João Antônio Gonçalves
CAV – Turmalina

Foi com grande expectativa que quase 70 agricultores (as) das comunidades rurais de Córrego do Rocha e Cuba, município de Chapada do Norte (MG), marcaram presença nas reuniões realizadas pelo CAV em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, no dia 07/02/2013. Os eventos aconteceram na sede de cada comunidade com o objetivo de apresentar às famílias quais ações serão desenvolvidas em 2013 e realizar planejamentos iniciais. As famílias destas duas comunidades receberão apoio quanto ao acesso e gestão da água, produção agroecológica, comercialização, organização das mulheres e relações sociais de gênero.
No momento inicial realizou-se em cada uma das reuniões um levantamento das atuais características das comunidades e modo de vida das famílias. Córrego do Rocha e Cuba apresentam hoje perfis muito similares, pois o acesso à água para produção foi apontado como o maior limitador para o desenvolvimento local, o que obriga dezenas de agricultores (as) migrarem todos os anos para o corte de cana e colheita de café. Em Cuba, dentre as 92 famílias moradoras, 120 agricultores entre homens e mulheres vão a cada ano a outras regiões do país em busca de trabalho. Realidade não muito diferente de Córrego do Rocha, já que nesta localidade migram em média 76 agricultores (as), entre as 54 famílias que residem no local. Em muitas famílias, não somente o homem ou a mulher migram, mas o casal, deixando muitas vezes filhos ainda pequenos com os avós durante vários meses do ano. Os participantes afirmaram que têm como sonho poder permanecer junto às suas famílias tendo água para produzir alimentos e gerar renda na propriedade.
Dessa forma, este projeto a ser desenvolvido nestas duas localidades terá o foco principal no acesso e gestão da água e a produção agroecológica. As famílias serão contempladas com construção de barraginhas e bacias de contenção de água da chuva, cercamento de nascentes, capacitações, assistência técnica produtiva, apoio à comercialização através do fortalecimento da feira livre local e momentos de diagnóstico, reflexão e formação com mulheres e casais.
Por estas ações terem sido uma demanda das próprias famílias, os agricultores e agricultoras presentes na reunião demonstraram enorme satisfação com a proposta. Percebeu-se que os moradores viram neste apoio do CAV a esperança de uma vida melhor, como afirmou um dos participantes: “Este projeto é um sonho para muitos. Nenhuma outra entidade conseguiu trazer essas atividades para nós”.
O CAV aproveitou este momento de encontro para esclarecer sobre o método de trabalho, as parcerias e reforçar quanto à necessidade de participação da comunidade. Com grande entusiasmo as famílias se comprometeram com as contrapartidas solicitadas pela entidade, como o acompanhamento a todas as ações, participação nos eventos, os trabalhos em mutirão, entre outros.
Na reunião também foi feito o planejamento das primeiras atividades junto às famílias, sobretudo sobre o trabalho com os grupos de mulheres. Ficou agendado para o dia 05/03/2013 o primeiro encontro com as mulheres na comunidade de Cuba e para o dia 12/03/2013 em Córrego do Rocha. As datas foram propostas tendo em vista as comemorações do Dia Internacional da Mulher e também pelo fato de que depois de março a maioria dos moradores migra para o corte de cana ou colheita do café.
Vale ressaltar que este mesmo trabalho foi iniciado em Chapada do Norte no ano de 2012 na comunidade rural de Morro Branco. Mas a atuação do CAV em Chapada do Norte já acontece há vários anos. O município foi beneficiado com o Programa Um Milhão de Cisternas pela Articulação no Semiárido (ASA), o qual atendeu também as comunidades de Morro Branco, Cuba e Córrego do Rocha. Já em 2011 o CAV iniciou ações de apoio à feira livre local.  Para todos estes projetos a organização conta com parcerias locais, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e a Secretaria Municipal de Agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DO TIM AGRADECE PELA SUA PARTICIPAÇÃO.