QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ITAMARANDIBA MOBILIZA REGIÃO POR CAMPUS DA UFVJM


Quase dez mil pessoas da cidade e região compareceram ao evento
Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha, surpreendeu no último sábado, dia 28. Centenas de milhares de pessoas compareceram a Grande Mobilização em prol da extensão do campus da UFVJM para a cidade. Caravanas de municípios circunvizinhos do Alto Jequitinhonha e Bacia do Rio Suaçuí-Rio Doce marcaram presença. O deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG) também esteve presente ao evento para reafirmar seu apoio à cidade. “Foi um momento de grande alegria e emoção. Ver tantas pessoas unidas por uma mesma causa nos enche de energia e motivação para buscar os meios de tornar mais esse sonho real; disse o parlamentar.

A mobilização teve início com uma carreata. Um total de 1.000 veículos, entre motos e carros, formou uma enorme fila nas rodovias que dão acesso à cidade, percorrendo depois as principais vias do município. O comércio local, em demonstração de apoio, fechou as portas. Logo após, foi à vez da cavalgada tomar conta das ruas de Itamarandiba. O deputado Leonardo Monteiro participou do cortejo dos cavaleiros, sendo recebido com carinho pela população. Em seguida, uma grande multidão, que já estava concentrada na Praça Tancredo Neves, animada pelo trio elétrico, deu início a caminhada. Idosos, adultos e crianças foram guiados pela Policia Militar e o “fusca” da Comissão “Vale + Educação”, seguindo em passeata, ao som do hino “Vale que Vale Educar”, até a Praça dos Agricultores, no Centro da cidade.

O deputado estadual Adelmo Leão (PT) lembrou a luta de um homem que não teve acesso à universidade e que criou a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Lula tornou possível a educação superior e esse é o momento desta cidade conquistar este direito. Itamarandiba pode ter o campus da universidade não porque outra cidade não o mereça, mas porque Itamarandiba é merecedora e faz por merecê-la”, afirmou.  Já o vice-prefeito Ângelo Márcio (PT) demonstrou energia para alcançar a conquista do campus. “Nós iremos onde for preciso para realizar este sonho. O povo está unido e, junto com as autoridades presentes aqui hoje, e, principalmente, com o apoio do nosso deputado federal Leonardo Monteiro, nós vamos alcançar o nosso objetivo”, ressaltou.

Em sua fala, Leonardo Monteiro pontuou sobre o projeto apresentado e se mostrou entusiasmado com as chances reais da implantação da Universidade. “Itamarandiba possui a condição ímpar de beneficiar, em uma distância de 150Km, mais de 45O mil habitantes, dos quais 94 mil são estudantes. Estamos juntos nessa luta. O Vale merece mais essa conquista”, destacou Monteiro, que estará agendando para os próximos dias uma audiência com o novo ministro da educação, Aloizio Mercadante.

Até o momento, 17 municípios estão apoiando a implantação da UFVJM em Itamarandiba: Aricanduva, Carbonita, Coluna, Senador Modestino Gonçalves, São Gonçalo do Rio Preto, Rio Vermelho, Serra Azul de Minas, Materlândia, Felício dos Santos, Couto de Magalhães de Minas, Frei Lago Negro, São José do Jacuri, Peçanha, Cantagalo, São Pedro do Suaçuí e São João Evangelista.

Fonte: Assessoria Deputado Leonardo Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DO TIM AGRADECE PELA SUA PARTICIPAÇÃO.