QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

terça-feira, 17 de maio de 2011

O Distrito de Santa Rita do Araçuaí já está em festa.


Iniciou no dia 13 de maio a tradicional Festa de Santa Rita de Cássia e as comemorações vão até o dia 22 de maio. Durante estes dias serão realizadas novenas, missas, apresentações culturais, leilões, shows na praça, cortejo e muita animação. Durante estes dias é esperado um grande número de pessoas, principalmente no sábado que é o principal dia da festa.

HISTÓRIA DO DISTRITO
O pequeno povoado do Médio Jequitinhonha foi fundado em 1922 e recebeu os nomes de Porto Alegre, Doutra Banda e Santa Rita. Em 1997 tornou-se distrito, recebendo o nome de Santa Rita do Araçuaí, por ser banhado pelo maior rio do município, o rio Araçuaí. Embora o distrito não seja tão antigo, as construções das casas e igrejas possuem características coloniais, baseadas nas edificações antigas da própria sede do município.

Suas ruas curtas abrigam ricas manifestações culturais como danças, músicas, arte, crendices e festas tradicionais, além da presença de uma mescla de sabedoria popular e benzeções com religiosidade. O distrito é marcado por belezas naturais (ipês, gameleiras, pequizeiros, árvores diversas, montanhas) e principalmente pelos rios, córregos, cachoeiras, pequenas praias e pedras. Destaca-se o Rio Araçuaí, propício para a prática de rafting, banho e pescaria.

Em Santa Rita do Araçuaí podemos saborear “comidas da terra”, como mandioca, batata doce, amendoim, doces diversos, angu, açúcar mineiro e açúcar mascavo, cuscuz, farinha de milho e mandioca, chá de amendoim, feijão tropeiro e canjica. Conhecer Santa Rita do Araçuaí é visitar seus pequenos sítios com produção de cachaça, queijo e requeijão e ficar em contato com a natureza e a comunidade, realizando trocas maravilhosas.

População: 2.000 habitantes

Sede: Chapada do Norte

Distância de Santa Rita do Araçuaí a Chapada do Norte: 12 km.

Acesso a Chapada do Norte: estrada de terra.

Infra-estrutura: telefonia fixa, água (COPANOR), Internet e energia elétrica.

Atrativos Turísticos

Naturais: rio Araçuaí

Culturais: Folia de Reis, Grupo Mensageiros do lado de lá e do lado de cá, Carnaval na Beira do Rio Araçuaí e Festa Junina.

Religiosos: Festa da Padroeira, Festa de São Sebastião, Festa de Nossa Senhora Aparecida, Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, Igreja de Nossa Senhora Aparecida e Festa de Santo Reis.

Um comentário:

  1. gostaria de perguntar os variador o que eles acha da população sem Água ..

    ResponderExcluir

O BLOG DO TIM AGRADECE PELA SUA PARTICIPAÇÃO.